segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Eleições da Associação: "Participar para Realizar"

Michell, Willimar, João Luís, Malú, Jeisel, Ribamar, Ícaro e Bernardo. Nova diretoria e conselho. Obs: Faltou apenas o Alexandre Barbosa, que esteve impossibilitado de comparecer.

O Núcleo de Quadrinhos do Piauí teve eleições no dia 31 de janeiro de 2015, quando foi formada sua nova Diretoria e Conselho Fiscal:

Presidente: Bernardo Aurélio
Vice-presidente: Ribamar Rodrigues
Primeiro Secretário: João Luis
Segundo Secretário: Willimar Sampaio
Primeiro Diretor Financeiro: Alexandre Barbosa
Segundo Diretor Financeiro: Malú Pôrto
1º Conselheiro Fiscal: Ícaro Rivadávia
2º Conselheiro Fiscal: Michel Francisco
3º Conselheiro Fiscal: Jeisel Henrique

Na ocasião foram alterados alguns pontos importantes no estatuto: 

1) criação do cargo de segundo secretário e segundo diretor financeiro e redução do número de membros do Conselho de 5 (cinco) para 3 (três) membros; 

2) alteração da duração do mandato de 2 (dois) para 4 (quatro) anos; 

3) alteração do Estatuto do NQ para se adequar à exigências requeridas para solicitarmos o status de entidade de utilidade pública; 

4) criação de um fundo para manutenção do NQ e apoio a projetos de interesse da entidade a partir da colaboração voluntária dos sócios de mensalidade 1% do salário mínimo ou de anuidade de 10% do salário mínimo.

Os membros do NQ que propuseram as mudanças justificaram elas falando da importância dos segundos secretário e diretor financeiro para dar suporte à ação dos representantes prioritários no cargo. Os 4 anos de mandado evita burocracia e aumenta o prazo do mandato para estabelecer ações mais efetivas. Adquirir o status de entidade de utilidade pública abrirá portas para o NQ e lhe dará mais respaldo ao concorrer a editais públicos e, por fim, a criação de um fundo é fundamental para que a Associação mantenha-se funcionando: os recursos serão utilizados para a manutenção de contas do NQ em bancos, para os custos burocráticos de cartórios e despesas de escritório, além da possibilidade de se criar um fundo para investimento em projetos culturais de interesse do NQ, como publicações.



Depois de eleito presidente, Bernardo Aurélio anunciou o slogan da nova diretoria: “Participar para realizar”. Com essa marca, o novo presidente pretende convencer os leitores, pesquisadores, roteiristas, desenhistas de quadrinhos e aficionados em geral a fazerem parte do NQ, lembrando sempre que a entidade é pública e aberta a quem interessar. Malú Pôrto lembrou que o NQ é um instrumento à serviço dessas pessoas, uma entidade que pode representar os interesses de todos essas pessoas que desejarem se aproximar.

Bernardo Aurélio adiantou ainda alguns projeto do NQ como prioridade:

1)      Projeto AKIRA: o projeto está no ar no Catarse ainda na fase de captação de recursos. Trata-se de um projeto filantrópico com fins sociais de apoio e divulgação ao Lar de Maria. A ideia é produzir um catálogo em homenagem à animação japonesa AKIRA via colaboração de apoiadores revertendo todo o excedente captado (além do custo de impressão, correios e taxas do site) para o Lar de Maria;

2)      Projeto Revista Feira HQ nº4: Publicar os trabalhos vencedores das 4 últimas edições do evento Feira HQ, através de arrecadação via Catarse, patrocínios privados e investimento próprio;

3)      14ª Feira HQ: Realizar nova edição da Feira HQ, continuando premiando os melhores trabalhos e publicando toda a exposição competitiva.

4)      Projeto “Vamos ao FIQ”: O NQ lança campanha para ajudar excursão de quadrinistas ao FIQ, um dos maiores eventos de quadrinhos do Brasil, possibilitando experiências e oportunidades de ingresso no mercado aos nossos artistas. A ajuda pode vir através de colaboração financeira ou mesmo na solicitação de passagens aos artistas junto aos governos estadual e municipal ou representantes da assembleia legislativa e câmera municipal. A edição de um catálogo para distribuição gratuita dos quadrinistas piauienses também é uma ideia proposta pelo NQ.


Bernardo Aurélio ainda lembrou que duas coisas são muito importantes para o NQ: 

1) os encontros informais na “Banca da Tia Erinalda” (cruzamento da rua 7 de Setembro com Areolino de Abreu), todo sábado pela manhã, para reforçar o sentimento de amizade do grupo; 

2) Encontros mensais da diretoria e Conselho abertos a todos os interessados (sócios ou não) para participarem das discussões da entidade.