sábado, 1 de junho de 2013

13ª Feira HQ - Regulamento Cosplay

REGULAMENTO COSPLAY – 13ª FEIRA HQ


Click aqui pra baixar regulamentos, regras e ficha de inscrição.


1. INTRODUÇÃO

1.1. O concurso de cosplay será realizado no último dia da 13ª Feira HQ no Clube dos Diários em Teresina no mês de setembro de 2013.

1.2. O concurso é aberto para pessoas com idade superior a 5 (cinco) anos e de todas as origens presentes no evento.
            1.2.1. É vetada a participação de membros da comissão organizadora, coordenadores e staffs do evento.

1.3. O mesmo será assistido por pessoas de todas as idades, sendo crianças e adultos. Por isso, recomenda-se ao participante bom senso na hora de definir sua apresentação.

1.4. Ofensas (palavrões), apelo sexual e apologia a qualquer tipo de droga ou racismo são considerados pelos juízes como critério de desclassificação do participante.

1.5. Em caso de apresentações que firam as disposições criminais, como atentados ao pudor, aliciamento de menores e porte ilegal de arma, os mesmos ou seus responsáveis legais responderão criminalmente por seus atos.

1.6. É terminantemente proibido o porte de: explosivos, inflamáveis, armas de fogo ou réplicas (mesmo descarregadas), armas brancas fabricadas com metais, perfurantes, cortantes ou contundentes ou quaisquer objetos, acessórios ou substâncias que representem perigo aos presentes no evento. O porte deste tipo de objeto dará à coordenação a autoridade de abordar o visitante e recolher o mesmo, tendo o visitante o direito de retirá-lo ao sair do evento.
1.6.1. Caso o participante vá utilizar um objeto que não esteja de acordo com o regulamento, deverá avisar no ato de sua inscrição para que a arma seja permitida pela coordenação do cosplay durante o período do concurso. O uso do mesmo será autorizado caso o objeto caracterize-se em algum dos itens da regra.
1.6.2.  A coordenação faz-se jus o direito de não autorizar o uso do mesmo.

1.7. É de responsabilidade dos organizadores do evento o cumprimento destas regras e entrega dos prêmios.

2. INSCRIÇÃO

2.1. Os interessados em participar do concurso deverão se inscrever de acordo com o regulamento da 13ª Feira HQ disponível no site www.nucleodequadrinhospi.blogspot.com e no facebook do Núcleo de Quadrinhos do Piauí.
2.1.1. Só serão válidas inscrições feitas pelo próprio participante. Inscrições feitas por terceiros não serão aceitas.
2.2. Os cosplayers poderão enviar material de apoio impresso, desde que contenha imagem do personagem e qualquer outro documento que acredite ajudar na categoria (letra de música, resumo de personalidade e outros). O mesmo deverá ser entregue no momento da inscrição.
2.3. Os cosplayers devem se reunir 1 (uma) hora antes do concurso de acordo com a organização. Os participantes organizados em fila deverão manter-se nela até o momento de sua apresentação, podendo ser desclassificados caso não mantenham a ordem.
2.4. Ao preencher todos os campos com os dados cadastrais e assinar a ficha, o participante declara que está de pleno acordo com as regras do concurso.


3. APRESENTAÇÃO

3.1. Individual – O participante subirá ao palco para realizar sua apresentação baseada na personalidade, postura, comportamento, entonação do personagem e da história na qual ele está inserido. O participante deve estar usando a vestimenta apropriada do personagem, pois esta servirá de base para a nota da apresentação.

3.2.  Grupo – Os participantes subirão ao palco para realizar uma apresentação baseada na personalidade, postura, comportamento, entonação dos personagens e da historia na qual eles estão inseridos. Será avaliada tanto a apresentação quanto às vestimentas.
            3.2.1 Mesmo se apresentando em grupos, os participantes concorrem entre si. A avaliação dos juízes é individual sobre a vestimenta e atuação de cada cosplayer.

3.3. As apresentações individuais terão até 5 (cinco) minutos de duração e as apresentações em grupo terão até 8 (oito) minutos.

3.4. O tempo de cada apresentação será cronometrado pela coordenação. Aqueles que ultrapassarem seu tempo terão o áudio interrompido e serão penalizados na pontuação. Não será aceita cronometragem de terceiros.

3.5. São considerados válidos cosplays de personagens originados em qualquer tipo de mídia desenhada, filmada ou escrita, não importando a origem étnica do mesmo, desde que o personagem seja de acesso público. Também será permito personagens de mídias adultas (Ex: Ecchi, yuri, lemon e yaoi), porém deve atender as Regras Gerais da 13ª Feira HQ.

3.6. O participante que não estiver presente quando chegar sua vez será imediatamente desclassificado, não podendo se apresentar em nenhum outro momento do concurso.

3.7. É proibido pular do palco ou atirar objetos para fora dele, sendo passível de desclassificação.

3.8. Fica proibido o uso de materiais corrosivos, inflamáveis ou tóxicos. Não se recomenda a utilização de material líquido, viscoso, em pó, papel picado e confetes, sendo de total responsabilidade do participante a utilização controlada desses produtos.
            3.8.1 Em caso de sujar/molhar o palco e danificar qualquer equipamento, o participante será desclassificado e irá arcar com os custos de reparo.

3.9. Os concorrentes podem competir uma única vez em apresentações individuais ou em grupo. Caso interaja em outras apresentações, será automaticamente eliminado.

4. MIDIA PARA APRESENTAÇÃO

4.1. O participante do concurso poderá utilizar um CD de áudio/vídeo para a sua apresentação e deverá entregar no ato de inscrições. O cosplayer que utilizar este recurso deve testá-lo com antecedência e depois entregá-lo especificando a faixa em sua ficha de inscrição. Caso o participante não entregue o CD no ato de sua inscrição, não será aceito posteriormente, podendo apenas se apresentar com microfone.
            4.1.1 O CD de áudio deverá ser gravado em formato MP3. O formato de vídeo deverá ser suportado pelo Windows Media Player.

4.2. A organização não se responsabiliza pelo teste dos CDs.

4.3. Não há limitações quanto à trilha sonora da apresentação, desde que seja condizente com a situação representada.

4.4. Não serão aceitas outras formas de execução de áudio como: celular, mp3 player, aparelhos com entrada USB, entre outros.

4.5. Caso haja problemas que sejam responsabilidade do evento (como falhas na aparelhagem de som) e o cosplayer for prejudicado, poderá repetir a sua apresentação no final do concurso. CDs defeituosos não se incluem neste caso.

5. JULGAMENTO

5.1. As notas serão dadas pelos juízes e a média entre eles será a nota final. A banca será composta por 5 (cinco) juízes.

5.2. Cada juiz dará uma nota de 1 (UM) a 5 (CINCO), com intervalos de 0,5. Os critérios de avaliação dos juízes são:

·         ROUPA: Os juízes avaliam o detalhamento, acabamento da roupa e acessórios de acordo com o personagem original, não importando a constituição física do participante.
·         FIDELIDADE AO PERSONAGEM: Os juízes avaliam a personalidade, a postura, o comportamento e entonação do participante de acordo com o personagem que está representando.

5.3. Em caso de empate nas notas finais, o critério de desempate ficará a cargo da comissão de organização do concurso de cosplay.

5.4. Os juízes do concurso de cosplay serão escolhidos pela coordenação da 13ª Feira HQ.

5.5. Serão premiados os cosplayers que obtiverem médias decrescentes.

7. PREMIAÇÃO

7.1. A premiação de acordo com o regulamento da 13ª Feira HQ fica regulamentada em:

1º Lugar – R$ 500,00 (quinhentos reais) + Troféu;
2º Lugar – Troféu;
3º Lugar – Troféu.


8. OBSERVAÇÕES FINAIS

8.1. Os prêmios serão anunciados no palco durante o evento.

8.2. Os casos omissos no regulamento serão analisados pela coordenação de cosplay e a decisão será soberana e inquestionável.

8.3. Todos os participantes serão julgados por um corpo de jurados, cujas notas serão consideradas plenas e também inquestionáveis.

8.4. Todo o resultado do concurso cosplay e média de notas serão divulgados pela organização do evento, de modo que todos tenham acesso ao resultado.

8.5. O Núcleo de Quadrinhos do Piauí se reserva no direito de, a qualquer momento, alterar, suspender ou cancelar o presente Regulamento, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou qualquer outro motivo imprevisto que esteja fora do controle e que comprometa o concurso de forma a impedir ou modificar substancialmente a condição deste como originalmente previsto.


8.6. Caso de dúvidas, por favor, entre em contato com o Núcleo de Quadrinhos do Piauí através do e-mail nucleodequadrinhospi@gmail.com

Nenhum comentário: